NOSSA HISTÓRIA
A história da Fide começou em 1959, quando os professores Fábio de Carvalho Brandão e Olinto Andrade começaram a investir na criação da Escola Técnica de Comércio de Itabira. A escola começou a funcionar em 1960, inicialmente no Grupo Escolar Coronel José Batista (hoje, escola municipal), oferecendo aulas para o curso técnico em Contabilidade e para o que hoje chamamos Ensino Fundamental II (antes, 5ª a 8ª série). Foi em 1963 que a Fide foi criada, mais especificamente no dia 17 de março, com a finalidade de abrigar essa escola. Já em 1965, foi considerada de Utilidade Pública Municipal. Nesse mesmo ano, começou a construção da escola da R. Dr. Sizenando de Barros, tendo esta sido concluída em 1967.
A Fide foi crescendo e, em 1968, começou a ofertar cursos de licenciatura para professores do 1º grau (hoje, Ensino Fundamental II), em convênio com a UCMG. Alguns anos depois, a Fachi – Faculdade de Ciências Humanas de Itabira – assumiu o ensino superior, até 1993, quando a Funcesi passa a administrar a Fachi.
Em sua história, a Fide já teve escolas específicas para trabalhar o que hoje chamamos de Ensino Fundamental I – os Grupos Escolares Primeiro de Junho, Dr. Pedro Guerra e Sagrado Coração de Jesus. Em 1975, houve a criação do Centec – Centro Técnico Interescolar – que funcionava na FIDE da Carlos Drummond de Andrade, com a finalidade de ministrar as habilitações profissionais em nível de 2º grau, como fez durante anos: Técnico em Mecânica, Auxiliar Técnico de Mecânica, Técnico em Secretariado, Auxiliar de Escritório, Técnico em Contabilidade e Assistente de Administração.
Sempre procurando inovar na educação e buscar o que de melhor havia em Educação, a FIDE manteve parceria com sistemas de ensino diferentes. Assim, em 1984, firmou convênio com o Sistema Pitágoras; na década de 1990, com a Escola Vera Cruz, de São Paulo e, a partir de 2012, com o Sistema Poliedro de Ensino.
Em 1998, a FIDE enfrentou crises financeiras e institucionais. Principalmente em função da redação e do corte das bolsas de estudo por parte de suas maiores mantenedoras, a então Companhia Vale do Rio Doce (hoje, Vale) e a PMI (Prefeitura Municipal de Itabira), o que provocou grande redução no número de alunos. Se, por um lado, tal crise “assustou” a FIDE, por outro, fê-la procurar outras saídas, como a implementação de novos cursos técnicos que começaram a funcionar na instituição a partir do ano seguinte, incluindo a assinatura de um convênio com o Proep – Programa de Expansão da Educação Profissional do Ministério da Educação. Vale ressaltar que, em 2002, o prédio da Sizenando de Barros foi reformado com verbas desse convênio, quando foram instalados os laboratórios para os cursos técnicos em Automação, Mecânica, Eletrônica, Mineração e Segurança no Trabalho.
Outro acontecimento importante da história dessa instituição foi o fato de a FIDE passar a administrar a Escola Técnica de Formação Gerencial de Itabira/Sebrae, de Ensino Médio concomitante com a habilitação de Técnico em Administração. Além disso, expandiu sua atuação física, pois, precisamente em 2003, a FIDE passou a ser responsável pelos Cursos Técnicos em Mecânica e Mineração, no Centro Educacional Beldani, em Barão de Cocais e, em 2004, o Curso Técnico em Mineração no Centro Educacional do Médio Piracicaba, na cidade de Rio Piracicaba, voltando a atuar naquela cidade em 2011. Nesse mesmo ano, além de continuar com os cursos já ministrados em Barão de Cocais, assumiu também o Técnico em Segurança do Trabalho. Em 2007, também foi responsável pelo Curso Técnico em Mineração, nas dependências da Escola Novaerense, na cidade de Nova Era.
A década de 2000 foi, realmente, uma década de expansão. Além das inovações citadas anteriormente, foi criada, em 2008, a Escola Técnica FIDE Ipocarmo, com a autorização de funcionamento do Curso Técnico em Agroturismo, com funcionamento no Distrito de Ipoema. Naquele mesmo ano, a FIDE estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio do Programa de Educação Profissional – PEP-, sendo credenciada, pela Rede Mineira de Formação Profissional, para oferecer, inicialmente, Cursos Técnicos gratuitos em Eletrônica, Mecânica e Mineração para os jovens de 18 a 24 anos no município de Itabira e região. Esse convênio continuou até 2011, com a oferta de outros cursos. Ainda em 2008, foi criado o Centro de Educação Infantil FIDE, para atender crianças de 0 a 5 anos.
O crescimento da FIDE continuou, e investimentos foram feitos, tanto em questões físicas como de pessoas. Como forma de valorizar ainda mais o funcionário, por exemplo, foram estabelecidos critérios para a concessão de bolsas de estudos para filhos que não as conseguia por meio do sindicato, além da oferta constante de oportunidade de capacitação para a equipe pedagógica e técnica ao longo dos anos. A estrutura física e a área pedagógica passaram a ser olhadas ainda com mais atenção, e várias reformas foram feitas, além da aquisição de livros, computadores, materiais específicos de laboratório e de mobiliário mais adequado para as necessidades e o conforto dos alunos, como os da Educação Infantil. Cursos técnicos surgiram, de acordo com as necessidades locais, e deixaram de existir, também se observando a demanda, mas a qualidade FIDE, marca registrada da Fundação, se mantém. Hoje, a FIDE conta com o Centro de Educação FIDE, para crianças de 0 a 5 anos, com o Colégio Comercial Itabirano, que abriga o Ensino Fundamental e o Médio, e com a EFG – Escola de Formação Gerencial -, que oferece o Ensino Médio conjugado com o Técnico em Administração. Mantemos, como já foi dito, a parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, e fizemos parceria também com a Cultura Inglesa, de Belo Horizonte (esta, a partir de 2018, a princípio apenas com o Ensino Fundamental I, tendo sua abrangência ampliada gradativamente). No ano de 2019, completamos 60 anos de história e, em todo esse tempo, cumprimos o objetivo da fundação que é, como o próprio nome indica, difundir o ensino, primando sempre pela qualidade da educação ofertada. Assim, com olhos no futuro, não esquecendo o passado, a FIDE continua avançando como instituição educativa.