Ranking geral das escolas aponta a FIDE como melhor média no Enem 2019 em Itabira

O Indicador leva em consideração os dados disponibilizados no banco de informações do Inep por instituição cadastrada

O Ranking geral das escolas aponta a Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE) como a instituição particular com a melhor média no Enem 2019 em Itabira. Essa classificação é resultado da tabulação feita por diversas empresas a partir dos Microdados disponibilizados pelo (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas  Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Algumas empresas utilizam como critério o número mínimo de 10 de alunos devidamente inscritos no Enem por escola, como a Folha de São Paulo (veja aqui!). Outras empresas divulgam o ranking independentemente do número de alunos por escola, desde que todos estejam devidamente inscritos no Enem, como power-bi (veja aqui).

As médias alcançadas pela FIDE, 1º lugar em Itabira, e pela EFG (Escola de Formação Gerencial), 2º lugar, escola mantida pela FIDE em Itabira , estão publicadas e divulgadas por essas empresas para conferência, seguindo critérios objetivos e claros. Por isso apresentam transparência e credibilidade junto a toda comunidade escolar do Brasil.

No Ranking da Folha de São Paulo não aparecem às médias da Escola de Formação Gerencial, porque somente 4 alunos foram devidamente inscritos no Enem. Não é equívoco ou contradição, é critério.

Os 25 (vinte e cinco) alunos do Ensino Médio FIDE que realizaram as provas do Enem 2019 obtiveram uma média geral nas questões objetivas de 626,71 e 865,6 na redação. Com 4 (quatro) estudantes participantes, a EFG obteve o segundo lugar com média geral 621,14 nas questões objetivas e 870 na redação. A instituição que obteve o terceiro lugar no ranking apresentou média geral nas questões objetivas de 611,66 e 825 na redação. A FIDE e EFG também ocupam o primeiro lugar na área de Matemática e suas Tecnologias alcançando a média de 710,54 e 715,13 respectivamente.

A posição é motivo de orgulho para superintendente da FIDE, Marli Áurea da Matta Lacerda Lage, que comemora a constância dos resultados da instituição. De acordo com Marli, desde a criação do Enem, somente em 2017 a escola não figurou no primeiro lugar no ranking.

“A nossa alegria é imensa porque tirar o primeiro lugar no Enem é muito bom, mas manter esse resultado desde 2005, ano em que o Inep começou a mostrar o desempenho das escolas, é melhor ainda, com exceção do ano 2017, em que ficamos em segundo lugar. Essa permanência no primeiro lugar mostra o compromisso da FIDE com uma educação de qualidade desde a educação infantil até o Ensino Médio”, ressalta a superintendente.

Marli também agradece o envolvimento de todo o corpo escolar para que a FIDE obtivesse bons resultados. “Ressaltamos o trabalho da equipe pedagógica, profissionais de excelência, de uma equipe administrativa envolvida, engajada, de alunos e pais comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem. Nossa palavra só pode ser muito obrigada a todos que, há 61 anos, fazem da FIDE uma escola reconhecida pelo seu comprometimento e seriedade com a educação. Este ano nossa alegria é dupla, pois, de acordo com os dados oficiais do Inep, a Escola de Formação Gerencial ficou em segundo lugar em Itabira, com destaque para a nota de Redação”.

Empresa Top of Mind 2020

A Fundação Itabirana Difusora do Ensino é uma instituição que presta serviços educacionais de qualidade à comunidade de Itabira e região há mais de seis décadas e atualmente conta com 117 colaboradores.

A instituição FIDE consolida posição de destaque na educação em Itabira e região e foi eleita como marca mais lembrada no Top of Mind 2020 – Melhores DeFato, na categoria Ensino Fundamental e Médio Particular. Em 2019, também foi premiada pela CDL Itabira, com o Mérito Lojista.