Institucional

  • 1959
    Fundação da Escola Técnica de Comércio de Itabira (ETCI) por dois professores itabiranos: Fábio e Olinto Andrade
  • 1963
    Criação da Fundação Itabirana Difusora do Ensino – FIDE. Que assumiu a manutenção e direção do Colégio Comercial Itabirano (CCI)
  • 1967
    Conclusão da construção do prédio da sede própria do Colégio Comercial Itabirano, à R. Dr. Sizenando de Barros, 27.
  • 1968
    Criação da Fachi (Faculdade de Ciências Humanas de Itabira)
  • 1970
    1970 a 1980: Crescem os cursos profissionalizantes. Cria-se o CENTEC – Centro Técnico Interescolar de Itabira. A FIDE, por meio da Fachi, em parceria com a Universidade Católica de Minas Gerais, ministra cursos para licenciaturas específicas do 2º grau (hoje, Ensino Médio – EM).
  • 1973
    Administração das escolas da CVRD – Companhia Vale do Rio Doce -, hoje conhecida como Vale. Passaram a integrar a Fundação os Grupos Escolares “Primeiro de Junho”, localizado no bairro Campestre; “Sagrado Coração de Jesus”, no “Explosivo” e “Dr. Pedro Guerra”, no bairro Conceição de Cima, que atendiam a alunos de 1ª a 4ª série. O CCI passa a receber os alunos dessas escolas para que eles possam continuar seus estudos, fazendo as quatro últimas séries do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).
  • Nenhum registro encontrado!
  • 1980
    1980 a 1990: A FIDE realiza a primeira parceria com o Pitágoras (2º grau/EM)
  • Nenhum registro encontrado!
  • 1990
    1990 a 2000: Reestruturações administrativa e pedagógica da instituição. Nova parceria pedagógica: 1ª a 8ª série: Escola Vera Cruz, São Paulo. Criação de novos cursos técnicos.
  • Nenhum registro encontrado!
  • 2000
    2000 a 2007: A FIDE assume a administração da Escola Técnica de Formação Gerencial – Sebrae/Acita e cria novos cursos técnicos em Itabira, Barão de Cocais e Rio Piracicaba. Parceria com a Rede Pitágoras: Ensinos Fundamental e Médio.
  • 2006
    2006-2007 – É implantado na escola o segmento da Educação Infantil: Berçário, Maternal II e III, 1º e 2º Períodos.
  • 2008
    2008- Convênio com o governo do Estado de Minas Gerais para o trabalho com o PEP- Programa de Educação Profissionalizante – que oferece vagas gratuitas, mediante processo seletivo, para cursos técnicos ministrados pela FIDE. A FIDE assume, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira e a Vale, a escola IPOCARMO, oferecendo o curso técnico em Agroturismo.
  • 2009
    2009-2010- 2011 – A FIDE é a escola de Itabira que obtém o melhor resultado no Enem
  • 2011
    A FIDE firma parceria com o Sistema Poliedro de Ensino, de São José dos Campos, líder em aprovação em vestibulares, incluindo o ITA.
  • 2011
    A FIDE firma parceria com o Sistema Poliedro de Ensino, de São José dos Campos, líder em aprovação em vestibulares, incluindo o ITA.

visao

NOSSA MISSÃO E VISÃO

MISSÃO:

A FIDE tem como missão a formação integral do aluno, visando garantir-lhe as condições fundamentais ao seu crescimento como pessoa e cidadão capaz de participar do convívio democrático em relações mais amplas e responsáveis.

Propõe-se, também, a contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de ensino no município, e fora dele, por meio da difusão das pesquisas e práticas educacionais bem sucedidas levadas a efeito pela instituição.

VISÃO

Numa perspectiva sociocultural, a educação representa uma prática social necessária e intencional e visa integrar o indivíduo no seu contexto cultural com base nos modos de fazer, interagir e simbolizar, da sociedade a qual pertence.

Partindo do princípio de que as transformações hoje se processam de forma acelerada, tal integração deve possuir caráter inovador, promovendo adaptação do indivíduo às mudanças, de forma a torná-lo elemento interferidor e propulsor da própria cultura.

Portanto, a Escola deve estar atenta às evoluções e às necessidades criadas a partir delas, o que implica tomada de consciência dos conflitos instalados entre valores velhos que tentam permanecer e os novos que procuram emergir.

Numa perspectiva psicopedagógico, a educação supõe um processo de ensino-aprendizagem assentado na relação interpessoal, visando à produção de mudanças comportamentais.

Em função de seus pressupostos básicos, a FIDE assume a visão de “homem educado” definida por Henry P. Cole:

- O HOMEM EDUCADO 

“O homem educado é um homem racional, hábil em raciocinar e pensar analiticamente. É um homem capaz de amar. É compreensivo e caloroso em suas relações interpessoais; é sensível, empático e não é etnocêntrico. É alguém que aprende durante toda a sua vida e que encontra motivações intrínsecas na aprendizagem. É um indivíduo que procura e soluciona problemas.

É expressivo e criativo tanto do ponto de vista cognitivo como do ponto de vista afetivo.

É flexível e fluente em suas percepções, ideias e sentimentos. É curioso e inquiridor.

É um colaborador mais que defensor, um agente ativo mais que um receptor passivo.”

Essa visão de educação fundamenta a MISSÃO a qual a FIDE se propõe e direciona os objetivos norteadores do seu fazer pedagógico.

 

Clique para ver o  ESTATUTO DA FIDE

ESTATUTO FIDE